11 de março de 2017

Vamos apresentar DULARI DEVI para as crianças?


Semana do dia internacional das mulheres. Momento de relembrar o quanto já lutamos e temos que lutar para garantir respeito e reconhecimento. Então nada melhor de começar fazendo isso do começo. Isso mesmo, sendo redundante: começar do começo. Vamos apresentar para crianças pequenas mulheres fortes e importantes na sociedade. Literaturas com mulheres reais que lutaram e fazem parte desse mundo. Apresentar para meninas personalidades que transformaram suas vidas e que sejam como elas. Apresentar para os meninos crescerem respeitando os espaços delas, pois eles vão achar natural meninas estarem no local que quiserem estar. 
Essa é a terceira postagem da semana. Fiz uma no domingo sobre Josephine Baker e outra no dia Internacional das Mulheres sobre Wangari Maathai.
Hoje vamos falar de um livro infantil que é uma auto-biografia narrada da vida de Dulari Devi. Isso mesmo uma auto-biografia narrada! Essa é uma das muitas singularidades que o livro apresenta. Escrito na primeira pessoa por Gita Wolf que ouviu da artista sua história e a transformou em livro. Tudo porque Dulari Devi nunca frequentou a escola, portanto não sabe ler e nem escrever. 
A arte mudou a vida de Dulari Devi e como ela mesmo disse no livro "Hoje não sou apenas uma 'mulher da limpeza', sou uma artista". Nascida na Índia, de infância muito pobre começou a trabalhar muito cedo. Primeiro ajudando a mãe na venda de peixes na feira. Como o dinheiro nunca era suficiente, menina ainda, começou a lavar louça na casa das pessoas. A arte começou a entrar em sua vida como profissão no dia em que foi trabalhar numa casa em que 'patroa' era pintora. Nesse dia ficou claro que a pintura seria sua vida, pois foi o desejo de pintar que fez criar coragem e pedir à 'patroa' para fazer aulas de pintura com ela. Sua dedicação e estudos, regado de muito taleto fez dela uma grande artista. Mas sua história de vida e superação faz dela uma grande mulher. Com M maiúsculo. 

Livro: Acompanhando meu pincel
Escrito por: Gita Wolf baseado na narrativa oral de Dulari Devi
Ilustradora: Dulari Devi
Editora: WMF Martins Fontes

O livro contém imagens rebuscadas, fortes, alegres e vibrantes. Todas feitas pela artista plástica o que torna o seu conteúdo riquíssimo. De tão bela e ricas em detalhes, só as imagens bastariam para contar a história de Dulari Devi. Porém, a história contada em primeira pessoa nos aproxima mais e mais de cada imagem e de sua história de forma valorosa. Foi um livro demorado para ler, tenho que confessar que as 36 páginas se multiplicaram. A arte Mithila, estilo adotado por Dulari, é riquíssima em detalhes. Cada página é um universo.



Dulari já era artista antes mesmo de saber disso. Não podia brincar, pois tinha que trabalhar, e ao ver crianças brincando idealizou um lindo quadro antes mesmo de ter a consciência que podia pintar. Um pouco antes de trabalhar na casa da pintora e ter acesso aos instrumentos de pintura.



Assim Dulari re-construiu sua história e fez com que sua vida tivesse um rumo diferente. De empregada doméstica virou uma artista plástica reconhecida internacionalmente. Além de mudar a sua vida ainda carrega consigo a cultura de seu povo na sua arte. Seu estilo de pintar, a arte Mithila, é feita majoritariamente por mulheres do leste indiano e busca retrata o cotidiano das pessoas. Por isso a riqueza de detalhes e as muitas facetas da arte, cada comunidade rural e artista carregam suas nuances.


E através de encontros que a vida pode nos proporcionar que Dulari Devi virou livro. Um dia Dulari encontrou Gita Wolf e essa lhe fez a pergunta que se transformou nesse belíssimo livro para crianças de todas as idades, mas principalmente para as pequenas. Elas devem conhecer mulheres fortes e protagonistas de suas histórias. No livro vamos conhecer a respostada de Dulari Devi para pergunta feita pela escritora: 'Como você se tornou artista?'

Nenhum comentário:

Postar um comentário