8 de março de 2017

Wangari Maathai, a mulher que toda criança deve conhecer.

Wangari Maathai recebendo o prêmio Nobel da Paz.
Foto de John McConnico

Se fizermos uma lista de mulheres que mudaram o mundo ela não pode faltar! Apesar de ter crescido sem nunca ter ouvido falar dela. Juro que só conheci depois de grande, mas ainda bem que conheci e descobri a potência que tem nome de uma mulher Wangari Maathai. Então, hoje, no dia Internacional das Mulheres (e todos os dias) vamos falar com as crianças sobre mulheres reais, que modificaram suas histórias e de todos que estavam ao redor delas. Heroínas? Princesas? Rainha? Talvez isso tudo, mas o que é de maior importância é que fizeram a diferença na sociedade sendo mulheres possíveis, mulheres nós!!!
Vamos conhecer dois livros infantis que apresentam a história de Wangari Maathai (1940-2011), ativista do meio ambiente e primeira mulher africana a receber o prêmio Nobel da Paz. Tudo porque ela reflorestou o Quênia plantando mais de 30 milhões de árvores, além do reflorestamento veio um monte de outro aprendizado para cada pessoa que pode dialogar com Wangari, uma mudança no modo de se ver no mundo e na relação com a natureza. 

Livro: Wangari Maathai, a mulher que plantou milhões de árvores.
Escritor: Franck Prévot
Ilustradora: Arélia Fronty

“Menina, uma árvore vale mais que sua madeira!”
Essa frase embala o livro que conta a história da infância até o momento que ela ganha o Nobel da Paz. Frase que Wangari ouviu de sua mãe ainda menina e pode compreender o seu sentido quando retoma ao Quênia depois de um longo tempo fora estudando.



Assim ela resolveu contar essa frase para o mundo criando o Movimento do Cinturão Verde no qual, de aldeia em aldeia, de pessoa por pessoa, explicava a importância das árvores.
Um livro com cores fortes que prendem a atenção das crianças do início ao fim. Lindos desenhos em que os detalhes gritam... além da leitura vem junto um monte de debates ao olhar cada imagem.



No final ainda ganhamos uma linha do tempo e algumas frases ditas pela “Mãe da Floresta”, o que mostra mais detalhadamente a luta dessa mulher que revolucionou o país que nasceu.

"Não tenham medo de falar quando sabem que estão no seu direito. O medo nunca foi uma fonte de segurança." (Wangari Maathai)


Livro: Plantando as árvores do Quênia. A história de Wangari Maathai
Escrito e Ilustrado por: Claire A. Nivola
Editora: SM (Comboio de Corda) 

O segundo livro sobre essa mulher incrível conta a história da infância até a criação e ação do Movimento Cinturão Verde. O diferencial desse livro é que ele reproduz alguns dos possíveis diálogos da Wangari com a população, mostrando como sua luta virou coletiva.

 

Uma parte de destaque vai para o momento que a história mostra como ela consegui unir força de mulheres e empoderá-las. Todas analfabetas, mães e agricultoras que mudaram a própria vida e da comunidade. A força que Wangari atribuiu as essas mulheres foi tão grande, que em pouco tempo até quem não levava a sério as ações delas se juntou e uniu forças. Plantaram para reflorestar, plantaram para subsistência. O livro também mostra como Wangari reuniu forças. Estudantes, guardas e prisioneiros, todos eram possíveis militantes para uma causa que não era dela, nem dos quenianos, é nossa!



Ao findar, o livro, tem a nota da autora que conta um pouco mais da vida de Wangari Maathai pós a criação do Movimento Cinturão Verde, falando das ações dela até 1.999 e principalmente mostrando como contribuiu para a sustentabilidade de todos os cidadãos que se envolveram na luta por um Quênia verde.

"Eu sempre achei que nosso trabalho não era apenas plantar árvores, mas despertar nas pessoas o compromisso com o meio ambiente, com o sistema que as governa, com sua vida e seu futuro." (Wangari Maathai)


Nenhum comentário:

Postar um comentário