16 de outubro de 2016

45 dias de livros infantis afro-brasileiros


No dia 07 de outubro iniciei, no Instagram, uma ação que divulgará literatura infantil afro até o dia 19 de novembro, véspera do dia da Consciência Negra. Dei nome à ação de 45 dias de livros infantis afro e estou organizando todas as postagens no #livroinfantilafro e #encontrosconfabulantes para facilitar o acesso e pesquisa de quem desejar, mas dá para acompanhar no perfil também.

Porque o Instagram? Simplesmente porque acho uma ferramenta super prática de trabalhar, segundo que já utilizo o Instagram para compartilhar práticas pedagógicas, algumas peripécias que faço com minha pequena e dica de livros infantis. Comecei a fazer uso da ferramenta faz pouco tempo e tenho gostado muito das interações que são feitas ali. 

Por que a ação 45 dias de livros infantis afro? Primeiro porque sou uma militante nos espaços educativos no intuito da aplicação da lei 10.639, que determina o ensino da cultura e história africana e afro-brasileira na educação básica. Quem me conhece sabe que minhas práticas com as crianças e meus diálogos com os educadores que me cercam há um debate intenso sobre a necessidade de fazer valer a legislação. Outra coisa que me motivou foi o fato de estar de licença no meu trabalho desde abril... ou seja longe das salas de aula. Então vi uma boa oportunidade de não ficar tão distante da sala de aula (já morrendo de saudades) e principalmente pelo fato de poder compartilhar saberes.

Outra questão que tenho que colocar aqui é que não sou fã do trabalho pautado em datas comemorativas por zilhões de motivos que futuramente prometo uma postagem sobre o assunto. Apesar de não ser adepta em trabalhar datas comemorativas sei que existem algumas datas que NÃO têm apelo comercial ou afetivo e que devem ter atenção especial na Educação Infantil como a semana da educação infantil e do brincar, também acho de extrema importância o dia 20 de novembro. Não que tenhamos que trabalhar a data com as crianças, mas para que os educadores debatam e reflitam a importância de trabalhar história e cultura africana e afro-brasileira nas escolas. Pensar na atuação cotidiana e não na ação só em novembro e, principalmente, refletir o dia a dia, como a representatividade no espaço físico escolar com bonecas, murais e literaturas. Isso tudo é essencial! Nesses 45 dias vou compartilhar alguns livros que possuo e que já utilizei em sala de aula. Entre um livro e outro pode ser que compartilhe algumas práticas (não tenho imagem de tudo). Quem quiser conhecer um pouco mais dos livros e da campanha corre no Instagram e no final de tudo vou colocar todos os livros aqui também! 
Ubuntu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário