1 de março de 2017

RIO DE JANEIRO, livros infantis para conhecer a cidade maravilhosa

Saudoso Bonde de Santa Teresa e o Bloco Céu na Terra 
Carnaval Carioca - 2011

Todo mundo sabe do meu amor pelo Rio... minha cidade de corpo e alma!!!! Mesmo distante o amor não diminuiu, tipo mãe coruja que se orgulha de cada coisa linda que sai de lá, além de sofrer e chorar com todas as dificuldades que a cidade está passando. As belezuras da cidade começam no carnaval de rua (o melhor do mundo, rsrs) que transborda de fanfarras e fantasias maravilhosas, passando pelos sambas que você encontra em quase todos os bairros da cidade, chegando as belas praias que são ponto de encontro de muitas pessoas, mesmo que não se marque nada, entre milhões de outras coisas maravilhosas que existem na cidade como o Leão Etíope do Méier...  impossível citar todas. Assim é o meu (o nosso) Rio de Janeiro!!!! Um lugar no qual os espaços públicos promovem verdadeiros e intensos encontros.
Como é aniversário da Cidade Maravilhosa hoje, dia 1º de março, resolvi fazer uma seleção na biblioteca aqui de casa sobre livros infantis que falem do Rio de Janeiro.  Então vamos ao que interessa!!!
Livro: Rio de Janeiro a cidade maravilhosa
Escritora: Márcia Noêmia Guimarães 
Ilustradora: Ana Maria Moura
Editora: Cortez

Nesse livro o Rio de Janeiro é o narrador, desde o tempo que nem tinha esse nome e que era habitado pelos povos indígenas Tamoio, Goitacá, Tupinambá e Botocudo. Assim a história da cidade vai sendo apresentada para a criança leitora e todas as transformações que a cidade sofreu ao longo do tempo. As ilustrações que retratam o Rio de outro século são mescladas com fotos atuais da cidade, o que acentua mais as transformações sofridas e fica ótimo para as crianças perceberem. No final ainda tem algumas informações como o brasão, a bandeira, o hino e a localização da cidade no mapa do Brasil.

Livro: Versos para um Rio Antigo, poesia para criança
Escritor: Henrique Rodrigues
Ilustradora: Camila Perlingeiro dialogando com diversas obras de arte.
Editora: Edições Pinakotheke

Um livro de poesia para crianças sobre a cidade maravilhosa. Cada poesia foi inspirada em artes que retrataram o Rio de ontem. As inspirações passaram por Debret, Gustavo Dall'Ara, Emil Bauch, entre outros... cada imagem um poema, cada poema um cantinho da cidade maravilhosa. O legal que com as imagens e os poemas dá para contrastar com os lugares hoje usando imagens fotográficas ou vídeos. Ou até apresentar outros poemas ou músicas que falem de bairros não retratado no livro, como Vila Isabel e Mangueira. Dá pano para manga.

Livro: Cartola, Vila Lobos e Chiquinha Gonzaga
Escritora: Edinha Diniz 
Ilustrador: Angelo Bonito
Editora: Callis

Os livros fazem parte da coleção Crianças Famosas que conta a história de personalidades desde sua infância, o que é legal para aproximar das crianças pessoas famosas que são cristalizadas em nossas mentes como adultos. Esses três livros que tenho trazem as personalidades cariocas: CartolaChiquinha Gonzaga e Villa-Lobos. Todos são figuras importantes na construção da música e da história da Cidade Maravilhosa. Cartola construiu a Mangueira, Chiquinha Gonzaga viveu no centro do Rio Antigo, Villa-Lobos um carioca universal. Vamos conhecendo um pouco da história dessas crianças famosas na medida que as imagens e histórias sobre o Rio de ontem vão se apresentando para nós.

Livro: Um Quilombo no Leblon
Escritora: Luciana Sandroni
Ilustradora: Carla Irustra
Editora: Pallas

O livro narra um Rio de Janeiro do século XIX numa história que mescla ficção com fatos reais. O "esta história não é inventada", como a autora apresenta, fica por conta de descrever o Rio antigo e alguns personagens históricos. A trama gira em torno de  Zezinho, filho de Mariana e Godofredo que fogem de uma fazenda em Campinas e rumam em direção ao Rio de Janeiro, mais precisamente para o Quilombo do Leblon (primeiro quilombo abolicionista do Brasil). Além de re-contar a história da escravidão no Brasil pelo olhar de de pessoas que foram escravizadas o livro nos leva para um passeio ao Rio de Janeiro do final do século XIX, fazendo conhecer detalhes do Rio Antigo como outros nomes dados para os lugares: a Central do Brasil, por exemplo, tinha o nome de Estação Pedro II. Uma viagem no tempo pela cidade maravilhosa!!!


Livro: Cordel da Candelária
Escritora: Sandra Lopes
Ilustradora: Luciana Grether Carvalho
Editora: Escrita Fina


A Igreja da Candelária é tão bela que merecia um lindo cordel. É impossível ir ao Rio e não sentir vontade de entrar nessa igreja atraído por sua magnitude. O livro conta a história da construção da igreja que foi realizada para pagar uma promessa. O bom é que o livro pode ser porta de entrada para tratar de outros fatos históricos que a igreja presenciou e presencia. Muitos protestos e passeatas têm ponto de encontro na Candelária e lá ocorreu a triste chacina da Candelária. Ou seja, uma igreja de um milhão de histórias.



Livro: A República no Palácio do Catete
Escritoras: Magaly Cabral, Normanda Freitas e Jandira Gitirana Praia
Ilustrador: Ivan Zigg

Esse não é bem um livro, mas uma revista publicação do Museu da República que ganhei numa visita que fui com alunos. Estou apresentando porque essa e mais outras duas estão disponíveis na página virtual do museu (só clicar nesse link). Dá para imprimir, ler na internet ou para mostrar para as crianças em data show. As revistas vão apresentando a história do Palácio do Catete, portanto a história do Rio de Janeiro. Foram todas inspiradas no livro "Catete - Memórias de um Palácio" de Cícero Antônio Almeida e nos documentos do Arquivo do Museu da República. As ilustrações de Ivan Zigg dão um ar de almanaque às revistas e deixando-as mais atrativa para as crianças.

Livro: Pedra do Sal, um quilombo urbano
Escritor: Adelino Matias de Carvalho e alunxs
Ilustrador: Diversos

Esse livro é parte de um projeto ganhador do Concurso Tesouro do Brasil. Foi realizado por um professor de Geografia (Adelino Matias de Carvalho) e seus alunos do ensino fundamental II na escola Municipal Darcy Vargas, no qual foram produzidos poemas que dialogavam com a história e cultura da Pedra do Sal. O mais interessante que a escola se localiza na região e os alunos puderam encontrar com a sua própria história. Fizeram pesquisa, foram a campo e produziram poesias. 



Livro: Um Tursita em Santa Teresa
Escritor: Pedro Veludo
Ilustrador: Mário Proença
Editora: SEBRAE-RJ

A história do livro se passa no encantador bairro de Santa Teresa a partir do encontro entre um turista acidentado e duas crianças moradoras do bairro. O livro apresenta um pouco da história do bairro e fala de como o turismo influencia na economia. O autor do livro é morador de Santa Teresa e escreveu a história para o projeto "Santa Teresa: Território Turístico Sustentável". O livro tem dois tópicos que acredito que seja necessário problematizar. Um é o bondinho, que não existe mais e não foi só o turista que saiu perdendo, os moradores também e muito. Outro ponto a ser discutido é a pichação, pois o livro coloca como sujeira na parede e na realidade há muito debate sobre isso.

Parabéns Cidade Maravilhosa pelos seus 452 anos de história como Rio de Janeiro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário