26 de outubro de 2014

A GEOMETRIA NO BAOBÁ DE OBAX

Livro: Obax
Texto e Ilustração: André Neves
Editora: Brinque-Book

A delícia de trabalhar com o livro Obax é indescritível, já é ser o terceiro ano que faço um trabalho com ele e cada vez que o utilizo uma coisa nova emerge, a simbologia que o baobá carrega é muito bem exemplificado com sua chuva de flores que finaliza a história e legitima a menina que adora contar histórias. Nesse ano mergulhamos nas formas geométricas e trouxemos conceitos matemáticos para a Educação Infantil.
Inciamos as atividades fazendo a contação da história que logo deixou todos bem atentos, pois o livro é lindo e envolvente. Após contar a história conversamos um pouquinho sobre o baobá e sua simbologia. Em seguida falamos das flores hexagonais africanas, e mostramos a forma geométrica. Mais importante do que aprender o nome hexágono que é bem difícil de uma criança com 3-4 anos falar foi apresentar os números, contar, diferenciar lados de ângulos e fazer com que percebam o que é uma forma geométrica.Após apresentarmos a forma geométrica montamos a flor como se fosse um quebra cabeça, com cores variadas. Acredito na importância das crianças terem escolhas nas produções. Enquanto alguns montavam o quebra-cabeça flor africana outros brincavam de fazer flor com massinha.


No dia seguinte retomamos a história Obax e usamos como apoio o livro Ao Sul da África. Apresentamos as diversidade da flora africana. Percebemos formatos geométricos em algumas e apresentamos o quadrado, contamos seus ângulos e lados e montamos uma flor com essa forma. Em seguida fizemos mistura de cor até eles chegarem a cor mais próxima do tronco do baobá depois de observarmos diversas imagens da árvore. Misturamos branco com marrom, e é uma delícia misturar cores com as crianças, trabalhamos tonalidade de cor, claro e escuro, e usamos as mãos para pintar. É uma sensação deliciosa sentir textura e temperatura da tinta.

 

 

Outra atividade desenvolvida foi observar as partes da flor, vimos o miolo, a pétalas, o pólen e até o ovário, aprendemos que o fruto nasce de uma flor. Após retomamos a imagem da flor do baobá e percebemos que ela tem cinco pétalas, então apresentamos o pentágono, montamos a flor a partir dessa forma com o miolo feito de algodão. Sentimos a textura do algodão e usufruímos de sua maciez passando na nossa pele. Nesse mesmo dia desenvolvemos outra atividade com as crianças: a criação de um baobá feito com as mãos e braços, cheio de flores coloridas que foram feitas de carimbo de rolha de vinho. Para tal atividade percebemos como os troncos da árvore são largos e que suas folhas pequenas e cheia de galhos. Enquanto um grupo fazia a árvore outro desenhava um baobá e sua chuva de flores.


 

No dia seguinte foi uma grande surpresa, pois eles entraram na sala e tinham folhas de papel A3 colada no chão. E a curiosidade ficou aguçadíssima, assim não fizemos a rotineira rodinha inicial e fomos logo para a atividade que era descobrir, em dupla, com giz de cera o desenho que ia se formar. Haviam diversas folhas de árvores em diferentes formatos. Após fizemos a rodinha e conversamos sobre essa parte da árvore e sua função bem como existem diferentes formas. Conhecemos então a folha do baobá e seu formato. Cada aluno recebeu uma e pintou.
 
  
Quando os alunos retornaram às atividades no dia posterior, retomamos ao livros e suas ilustrações, assim apresentamos para eles as estamparias africanas. Percebemos a geometria presente nos tecidos bem como suas belezas, as crianças comentaram muito sobre as cores e belezas dos tecidos. Apresentamos a forma círculo e vimos que essa forma geométrica não possui lados e nem ângulos. Assim fizemos flores com o círculo e com tecido, para representar as estamparias africanas que não encontrei em tecidos, imprimi vários temas da estamparia e fizemos flores com a forma geométrica triângulo. Enquanto um grupo faziam suas flores outro grupo pintavam estampas com os coloridos que perceberam. Outra atividade que fizemos nesse dia e que eles amaram, foi forrar um tecido no chão recheado de literatura afro-brasileira e convidá-lo para ler. Foi um sucesso!!!!

 

 
 
 

No penúltimo dia de atividades, para representar o retângulo trouxemos outra textura contrapondo a maciez do algodão, a lixa. Fizemos retângulos da lixa e pintamos com os dedos. Nesse dia também fizemos um convite com origami em formato de flores. Convite para quê? Trazer os responsáveis a compartilharem um pouco da nossa alegria de trabalhar com o livro Obax, uma forma da gente levar nossas ações para além dos muros da escola e principalmente politizar mais pessoas. Outra atividade que realizamos foi a construção de arte abstrata com formas geométricas de diferentes cores e tamanhos, para tal atividades trouxemos o livro "O país dos ângulos", revimos as formas geométricas e viramos grandes artistas.
 

  
  

No último e tão esperado dia os pais chegaram os nossos murais já estavam montado, sentaram-se a convite das crianças na rodinha e contamos a história para ele. Literalmente contamos porque as crianças estavam tão ansiosas que contavam comigo a história o que também confirmavam que o livro foi bem trabalhado e deliciosamente aceito por todos. Para finalizar convidamos os pais para observarem o nosso baobá e aconteceu o que todos mais queriam que acontecesse: nossa CHUVA DE FLORES. Um trabalho que teve a “boniteza”, o conhecimentos e a alegria dialogando da forma que a educação deve ter, e coloca mais uma dose de alegria nisso!!!!!


 

 

 
 








Nenhum comentário:

Postar um comentário