23 de novembro de 2014

É POSSÍVEL APLICAR A LEI 10.639/03

Findando-se o mês da consciência negra não poderia deixar de apresentar um colégio no bairro do Engenho Novo, Zona Norte do RJ. A escola traz em sua metodologia a pedagogia de projetos o que leva à dialogia com interdisciplinaridade de forma intensa, propiciando a aplicação da lei 10.639/03 em seu cotidiano. O nome desse espaço que nos prova que é possível ensinar história e cultura africana e afro-brasileira é Colégio AIACOM.

A escola passa por cima das principais dificuldades para a aplicação que é o despreparo e ausência de conhecimento sobre o negro no Brasil e sobre a África oferecendo formação todos os anos sobre a temática, as vezes uma vez as vezes várias vezes ao ano dependendo de como o corpo de funcionários está lançando olhares à temática. Paralelo a isso os coordenadores fazem reuniões semanais de planejamento com a equipe, o que dá para direcionar possíveis dúvidas sobre a aplicabilidade de alguns conceitos. A equipe técnica, composta por coordenadores e direção, faz reunião quinzenalmente e havendo necessidade semanalmente. Outro aspecto que deve ser colocado aqui que facilita o debate de formação dos professores é que a gestão está a um passo de se tornar uma gestão democrática, pois vem buscando a participação de todos – alunos, responsáveis, professores, equipe técnica e equipe administrativa. Os funcionários podem se colocar sempre e os espaços de avaliação institucional são realmente levados a sério.

Bem, resolvi falar dessa instituição e compartilhá-la com vocês porque todo ano no mês de novembro eles trazem suas atividades para o público, sendo mais que uma comemoração e sim uma culminância dialógica com a comunidade. Para que os conhecimentos ultrapassem os muros da escola. Nesse ano tiveram 4 semanas: Semana do Festival de Cinema Negro, Semana da Sonoridade Étnica, Semana da Consciência Negra, Semana da Roda Dialógica de Africanidades.

Nessa segunda-feira, dia 24 de novembro, acontece a última semana de programações, a semana “Roda Dialógica de Africanidades”, onde terá o grande João Costa Baptista falando sobre os quilombos brasileiros. Valorando nossas lutas e forças. Temos também dia 28 de novembro a fortaleza das Meninas Black Power. Imperdível!!!!! Tanto conhecer a escola como participar desses dois dias.



Vale também curtir a página no FACEBOOK: https://www.facebook.com/aiacomsic?fref=ts e conhecer mais sobre a instituição no site: http://www.aiacom.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário