7 de junho de 2014

LITERATURA INFANTIL AFRO-BRASILEIRA

Nesse mês tivemos, no Rio de Janeiro, o Salão FNLIJ (http://www.salaofnlij.org.br/ ) e nas duas visitas que fiz na principal feira de livro infanto-juvenil que acontece na cidade pude observar a diversidade de literatura voltada para questões étnico-raciais. O que me deu muita alegria, pois são as possibilidades de aplicação da Lei 10.639 que ainda temos que avançar muito nas escolas. Ver livros de qualidade gráfica, com belas ilustrações e histórias aguçou minha criatividade, vontade de ações e de compartilhar descobertas. Sabemos que trazer a literatura para nossas aulas não é só mais um simples recurso e sim a contribuição para formar leitores, para consolidar o letramento da criança e principalmente ampliar o capital cultural do nossos alunos. E falo isso com experiência na causa, pois venho atuando na educação infantil e no ensino fundamental como professora e como coordenação e tenho visto êxitos nos trabalhos que trouxeram de forma interdisciplinar, como coadjuvante ou ator principal, literaturas. Então compartilho alguns livros que conheço sobre a temática para que vocês se deliciem.


MARACATU - CAPOEIRA - FEIJOADA – JONGO - TABULEIRO DA BAIANA 
Editora: Pallas 
Escritora: Sônia Rosa
Ilustradora: Rosinha Campos 

Os cinco livros são da escritora Sônia Rosa trazem aspectos culturais tão intensamente presentes na nossa sociedade e que são heranças africanas. É um livro que cabe para qualquer idade, os mais novos se prenderão na simples e bela ilustração de Rosinha Campos e os maiores se deliciarão com os versos que narram um pouco da história de cada uma dessas manifestações culturais.


CHICO JUBA 
Editora: Mazza 
Escritor: Gustavo Gaivota 
Ilustrador: Rubem Filho 

 Acredito que é um livro essencial, pois se fala muito do cabelo crespo e da afirmação de sua beleza, mas todos voltados para meninas. Esse foi o primeiro livro que encontrei falando do cabelo de meninos o que pode abrir um debate interessante que é o porquê raspamos os cabelos crespos dos meninos? Da meninas alisamos, relaxamos ou prendemos e dos meninos passamos a máquina. Podemos despertar os meninos assumirem sua africanidade através dos cabelos também.


 
AS GUELEDÉS 
Editora: Pallas 
Texto e Ilustração: Raul Lody 

 Um livro que traz a essência africana em todos os detalhes, desde a valorização da mulher, passando pela organização de alguns grupos sociais chegando nas manifestações artísticas e religiosas. É essencial porque mostra a força das mulheres e mães africanas e nos sensibiliza para notarmos essa presença feminina em diversos aspectos culturais de nossa sociedade que bebeu na fonte africana.


ONE LOVE – TUDO VAI DAR CERTO 
Editora: Martins Fontes 
Adaptado por: Cedella Marley 
Ilustrado por: Vanessa Brantley-Newton 

É isso mesmo que você está pensando! Os livros são baseados nas canções do Bob Marley, “One Love” e “Three Little Birds” e acredito que é um livro essencial em qualquer acervo. Eu mesma já adquirir os dois para minha filha e para minhas aulas. São livros simples, belos, com a ingenuidade e criatividade da infância, além de ser um livro bilingue. As ilustrações deixam os pequeninos, que ainda não conseguem ler os símbolos da escrita, deliciando-se nas leituras de imagens e apreciarão muito quando um adulto contar as histórias. Os maiores poderão ouvir as músicas em inglês, mergulhar na beleza das letras e vê-las se tornarem duas lindas histórias de amor e humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário