“Nunca pintei sonhos, pintava minha própria realidade” Frida Kahlo
Levar os alunos à conhecerem Frida Kahlo é
ampliar o capital cultural dos pequenos, que estão sedentos de
conhecimentos, além de aguçar a criatividade que está em ebulição. E a nós, educadores, cabe facilitar essa caminhada por novos mundos.
Para contribuir temos o livro "Frida" onde Jonah Winter consegue trazer, da forma mais
sensível do mundo, um romantismo e uma doçura que, quando lançamos o
olhar pela primeira vez para vida e obra de Frida Kahlo, não
conseguimos perceber. O sofrimento presente na vida da pintora torna-se beleza
e criatividade a cada página. O livro é fascinante! Não só pelo
enredo, mas também pelas belíssimas ilustrações de Ana Juan. A ilustradora dá a cor que a infância de Frida merece, pois retrata com
fidelidade o clima mexicano, além de buscar inserir a todo momento elementos das obras da artista no livro.
E aos que acham que o livro não seria
adequado para crianças pequenas digo que quando vi pela primeira vez não exitei em comprar, só por ser da
Frida. Ao chegar em casa, ou melhor, antes de chegar já entreguei
para minha filha de 2 anos que amou as ilustrações e após ouvir
a história não largou mais o livro. Também não posso deixar de dizer que já
levei o livro para sala de aula, para educação infantil de 3-4 anos e
foi um sucesso. O objetivo foi trabalhar a identidade dos alunos, que
eles se percebesse e percebessem o outro, onde eles pudessem também
consolidar seu esquema corporal através do autorretrato. E foi um sucesso só que compartilho com vocês aqui.
Trocas de experiências
Livro: Frida
Autor: Jonah Winter
Ilustração: Ana Juan
Editora: Cosanayf
O ponto de partida foi contar a história do livro "Frida" permitindo a todos explorarem os detalhes que a ilustração do livro nos oferece. Em seguida representamos uma Frida Khalo para nos acompanhar em sala de aula, em que um aluno
deitou-se no papel pardo para que pudéssemos fazer o molde corporal, após colocamos uma foto da Frida Kahlo no rosto e enfeitamos a pintora com roupas bem coloridas. A imagem foi colocada na
parede da sala para, enquanto estivéssemos abordando o tema, a Frida estaria ali, nos acompanhando e nos inspirando.
Outra atividade que desenvolvi com a turma, para aproximá-los da pintora, foi trazer suas obras de arte para
sala de aula. Assim eles puderam manusear as pinturas e se sentirem
mais perto dela, depois de muitas observações e conversas ficaram todos expostas na sala enquanto o tema
permeava as aulas. O interessante em trazer as obras dela foi partir
para as características que os alunos observaram e lógico que todos
perceberam a sobrancelhas da pintora e esse foi o ponto principal
para que eu pudesse entregar uma obra da artista para os alunos e pedir que eles colocassem o que estava faltando e
pintasse bem bonito, no caso retirei as sobrancelhas. Seguindo as atividades, vesti as meninas de Frida, com
sobrancelhas bem marcadas, fazer a mesma sobrancelhas nos meninos e
fotografá-los após o seguinte questionamento “Se a Frida Khalo
tivesse irmão como seria a sua sobrancelha?” é super
interessante, pois eles começam a perceber que têm traços dos
parentes.
Alunos colocando a parte que retirei da obra da Frida Kalho: sobrancelhas
Em seguida dessa atividade parti para que eles
brincassem de espelho, um de frente para o outro, primeiramente observando o outro e vendo os detalhes do rosto, depois a proposta foi imitar o que o outro fazia. Assim eles tiveram a atenção e a
percepção aguçadas para que pudéssemos partir para a atividade
com o espelho de verdade, em que pedi aos alunos que se observassem bem e me dissessem o que estavam vendo, além de se tocarem. Foi
interessante que essa parte foi individual e pude perceber o que cada
um absorveu para prosseguir com as atividades. Para me dar apoio nessa parte do projeto usei um outro livro “Espelho”, antes de iniciar a brincadeira e a atividade com espelho.
Livro: Espelho
História e Ilustração: Suzy Lee
Editora: Casacnayf
Após essa exploração total da própria imagem
passamos para os autorretratos direcionados e livres. Primeiramente
com papel espelhado para que eles pudessem se retratar e se ver ao
mesmo tempo. O trabalho terminou com um belo mural
com as fotos e os desenhos deles se autorretratando, um lindo
“caretródomo”, como nomeamos nossa culminância que começou lá
na história da Frida Kahlo e findou com a imagem de cada um dos alunos. Vale ressaltar que todas as atividades
foram regadas de muita música mexicana para o clima ficar
completíssimo.
Autorretrato no papel ofício com lápis de cor e no papel espelhado com caneta permanente.
Foto para o "Caretródomo" e o trabalho de autoconhecimento no espelho.
Para quem quiser ampliar o trabalho, o meu durou
quase duas semanas, tem as belas caveiras mexicanas para trazer um
pouco mais da cultura do país, e não pense que os pequenos não vão
gostar. Para aproximar deles tem a música do grupo Palavra Cantada
“Vem Brincar Com a Gente” e a brincadeira popular “Tumbalacatumba”.
Outra é partir para atividades 3D, fazendo esculturas para
representar os bichinhos que povoaram a infância de Frida, vale
desde rolo de papel higiênico a argila ou, porque não, bichinhos
de pano. Até mesmo, levar os alunos, a trabalharem o corpo regado com dança mexicana é uma boa pedida. Deixe sua imaginação voar nas cores da Frida e
faça seus alunos se deliciarem com o que há de melhor nas pinturas
dela, a força e a intensidade.
Páginas do livro "Frida".
OLÁ. Gostaria de saber se vc tem em pdf este livro da Frida.. Estou trabalhando um projeto com meus alunos e queria muito. bjs
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