19 de abril de 2017

Literatura Indígena - Thiago Hakiy

O Dia do Índio chegou e com ele muitas inquietações que me acompanham na labuta de professora e hoje como mãe de uma criança na Educação Infantil. É que só hoje, e as vezes sempre, as crianças irão falar de índio. É nesse dia também que parece carnaval e as crianças saem fantasiadas de índio. Dizem que é homenagem, mas como uma companheira de luta educacional diz e trabalhou com seu alunos cultura Indígena não é fantasia. (Aperte no link e veja o lindo trabalho).


Pensando nisso e com muito cuidado, porque não sou uma estudiosa do tema, vou tentar compartilhar com vocês alguns livros para falar sobre cultura indígena o ano inteiro. Para começar, uma coisa que aprendi e que vou compartilhar com vocês é que não existe índio (no singular). Existem diferentes povos indígenas. Então não vamos generalizar achando que todos são iguais. Não são!!! Quando for falar sobre indígena procure saber a que etnia pertence e conhecer um pouco da sua organização e cultura. Para não fazer o mais do mesmo. Para não consolidar esteriótipos nas crianças e principalmente para desconstruir os que nos foram ensinados.


Vou compartilhar literaturas indígenas. Livros infantis escritos por indígenas. E vou usar o termo literatura indígena sim. Porque, como Daniel Munduruku nos diz em alguns de seus textos, é literatura nova sim e produzida por indígena.


Agora, falaremos de Thiago Hakiy descendente do povo Sateré-Mawé que traz um pouco da sua ancestralidade para os livros que compartilha conosco. Foi ganhador do concurso Tamoios em 2012. O povo Satere-Mawé vive na Floresta Amazônica. Foram os Sateré-Mawé que desenvolveram a cultura do guaraná, tornando-o tão popular em todo país.

Livro: Guayanê Derrota a Cobra Grande
Autor: Tiago Hakiy 
Ilustradora: Maurício Negro
Editora: Autêntica

Esse livro premiado no 9º Concurso Tamoios de Textos de Escritores Indígenas. Uma história de um bravo guerreiro mawé, uma cobra grande e um grande amor. Tudo isso junto resultou em uma linda história regada de elementos que nos fazem conhecer um pouco da cultura dos povos sateré-mawés. Guaynê é apaixonado por Tainá. Uma moça alegre, encantadora e querida por todos. Um dia, na beira do rio, cobra grande a ataca. Enquanto todos choram Guaynê corre com sua faca afiada, seu arco e suas flechas. Numa grande aventura, digna de um grande herói, ele salva Tainá. É divinamente maravilhoso ver as crianças vibrarem com um herói diferente do cotidiano deles.


Com lindas ilustrações e uma narrativa envolvente o livro vai mostrando um pouco da cultura desse povo. Por exemplo, vemos no casamento uma festa linda com muito peixe, caça, alegria e tarubá. Uma grande festa que dura dias... Ah!!! Tarubá tem sua tradução lá no fim do livro.

Livro: Awyató-Pót, histórias indígenas para crianças
Autor: Tiago Hakiy 
Ilustradora: Maurício Negro
Editora: Paulinas

Outro livro do autor é Awayató-Pot histórias indígenas para crianças que inicia com uma poesia que fala que exalta a luta pela preservação da cultura indígena.


A história de 32 páginas é dividida em capítulos que contam a trajetória de Awayató-Pót. No primeiro capítulo vemos o nascimento do menino e sua chegada a aldeia. Filho do Gavião Real e de Móy, mulher que se perdeu da aldeia e virou cobra grande, chega a aldeia e o painy o reconhece como mawé. O menino cresce se destacando em todas as atividades que se propõe realizar e amado por todos.


Nos capítulos que se seguem Awayató-Pót vai consolidando sua bravura ao conseguir a noite para seu povo, ao dialogar com cobrar, ao se casar e até ao ter uma filha cunhãporanga. Recheada de atos heroicos e momentos de emoção o livro vai nos apresentando a humanidade no herói. Um herói como qualquer um, que ora faz coisas legais ora não.


Outra coisa maravilhosa de todos livros que tenho do Tiago Hakiy é são os glossários no fim do livro. Maravilhoso para quem, como eu, não conhece o significado de cunhãporanga e painy.
  


Dentro da estante de livros Confabulantes tem mais um do Tiago Hakiy, por ora o último. O livro Noite e Dia na Aldeia é ótimo, principalmente para a educação infantil e os primeiros anos do fundamental.  Com ilustrações alegres e coloridas, frases curtas e letras maiúsculas. Não que os outros não sejam, o primeiro já usei com o maternal e o segundo estou lendo para minha filha. 

Livro: Noite e Dia na Aldeia

Autor: Tiago Hakiy 
Ilustradora: Bruno Nunes
Editora: Positivo

Nessa obra o autor vai apresentando o cotidiano de seu povo durante o dia e a noite. A noite é recheada de seres da floresta que festejam. Por sua vez, na aldeia, os mawé também festejam sob a luz da Lua.


Quando o dia chega, traz o Sol com sua claridade espalhando alegria a todos que acordam.


A rotina do dia é bem agitada, cheia de coisas para fazer que o livro vai nos contando recheados de palavras que se explicam ao fim do livro. Tarubá, kunhã, bacurá... e muitas outras palavras para conhecermos um pouco da língua mawé. 


O livros infantis de literatura indígena torna-se essencial nas escolas e a lei 11.645/08 veio para confirmar isso. Como Tiago Hakiy nos diz a literatura indígena leva a cultura dos diferentes povos a muitos lugares. Trazendo o (re)conhecimento de formas diferentes de ver o mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário