14 de outubro de 2016

CONTRASTE PRETO E BRANCO, pintando com o berçário.

Uma atividade simples, mas bem interessante para ser realizada com crianças da educação infantil. Fizemos com o berçário, mas é possível aplicar em turmas maiores, basta adaptar os objetivos. Nessa atividade o principal objetivo foi estimular a percepção visual. 



As crianças que participaram tinham menos de dois anos de idade e foram convidadas a pintarem livremente com diferentes pincéis, mas apresentei para elas duas únicas cores e duas únicas bases de pintura. Foram ofertadas as cores pretas e brancas e cartolinas nas mesmas cores pregadas nas paredes. Quis trabalhar contraste de cores e que as crianças descobrissem que cor faria contraste com que cor. Então sem aquelas orientações diretas do faz isso ou aquilo e com os materiais disponível as crianças foram pintando, interagindo com as cores neutras e fazendo descobrertas.


Foi mágico acompanhar a pintura e ouvir questões levantadas por crianças tão pequenas. Algumas perguntavam “Cadê?” quando pintava com tinta preta na base preta ou o branco no branco... e mais delicioso foi ouvir o “Achei!” quando descobriam que cor aprecia em que fundo. 


Como tudo é festa e brincadeira, pois assim há aprendizado no berçário, as crianças se pintaram, pintaram outras crianças, pintaram as educadoras tudo no mesmo momento que conversávamos e trocávamos experiências e impressões sobre a atividade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário