6 de outubro de 2016

DO MULUNGU AO MAMULENGO, O FLORESCER DA CAATINGA

A atividade que irei descrever hoje foi feita com muito prazer e uma pitada de influência de uma amiga linda que teve o Mamulengo como seu objeto de pesquisa no mestrado. Gratidão Débora! Assim, com muita pesquisa e colaborações de amigos (como Thiago Pires, o melhor professor de música para crianças que já conheci), surgiu nosso projeto que despertou grande interesse nas crianças. Fomos investigar o Mamulengo e o Mulungu. Você deve estar se perguntando o que um tem com o outro, mas não fique apreensivo porque essas foram as questões que as crianças investigaram e se apropriaram ao longo da nossa pesquisa.



O Mulungu é uma belíssima árvore que chega a medir até 12 metros de altura e a madeira de seu tronco é macia e fácil de se esculpir, daí a facilidade para fazer bonecos de madeira. Outra característica que chamou atenção das crianças é o fato de que, ao florescer, o mulungu fica todo laranja, pois suas folhas verdes caem todas. Um espetáculo que não passou despercebido pelo olhar dos pequenos.


O Mamulengo é um boneco articulável feito de madeira, fantoche, que ganha a vida vestindo as mãos dos mamulengueiros. O nome Mamulengo não se sabe ao certo de onde surgiu, mas algumas pesquisas apontam que é de “mão molenga”, definição abraçada pelas crianças. Seu berço é Pernambuco, estado em que encontramos grandes mamulengueiros como o Mestre Zé Lopes que nossa turma conheceu. As imagens abaixo ilustram um passeio ao museu Casa do Pontal após o realização do projeto.


Começamos apresentando o teatro de Mamulengo para as crianças, assistindo vídeos e conhecendo um pouco da história dos bonecos através de imagens. Observamos e vimos como eram feitos, como se brinca e uma das hipóteses de surgimento do nome Mamulengo que é mão molenga. Amolecemos nossas mãos e brincamos com um boneco que levei. A brincadeira proposta era o boneco passar pelas mãos de todas as crianças. Eu sorteava um nome, a criança reconhecia a escrita do seu nome e após cantava a música que desejasse para o coletivo com o boneco, que era um sapo, nas mãos. Além de fazer a "chamadinha" e familiarizar as crianças com a escrita do nome ainda pude mapear as músicas que estavam povoando a memória das crianças. 


 

Dando sequência a atividade fomos conhecer o tão famoso Mulungu e nos impressionamos com tamanha beleza. Através de imagens pude apresentar as flores, as folhas, o troco e o ambiente que essa belíssima árvore se desenvolve. Além das imagens foi usado um livro muito legal que nos acompanhou durante todo o projeto:  Árvores do Brasil. Chamou nossa atenção o tamanho da árvore e a curiosidade de nos medir. Vimos que a árvore era tão grande que era do tamanho de 12 crianças da nossa turma, um em cima da outra. Outra atividade que fizemos foi pintar o Mulungu, a partir das observações das imagens as crianças foram convidadas a pintar usando pincel e os dedos.



Outro livro que nos acompanhou foi Noite do Sertão que tem ilustrações belíssimas. A leitura desse livro foi compartilhada com as crianças primeiramente porque é uma obra de arte e segundo porque a caatinga é um ecossistema do sertão nordestino e a casa do Mulungu. Então resolvi brindar as crianças com as belas ilustrações do livro e com cores quentes, porque o sertão é quente, fizemos o fundo do nosso mural para expor o Mulungu produzido pelas crianças. Para que o fundo tivesse textura propus às crianças que pintassem com material não estruturado: um garfo! 

 


E como nosso projeto falou da árvore que faz o Mamulengo nada mais justo do que fazer nosso próprio boneco. Para tal atividade contamos com a ajuda de um pai que cortou várias madeiras que foi arrecadada numa feira. Assim, com os retalho de madeira e muita criatividade, fizemos nossos mamulengos. Antes observamos as diferentes madeiras que existem através de um mostruário e revimos alguns poemas do livro Árvore do Brasil.



 


Para findar construímos nosso enorme Mulungu, não tão grande como um de verdade, mas suficientemente grande para caber nossos mamulengos. Ainda porque fizemos mais que Mulungus e Mamulengos, fizemos um Pé de Mamulengo! Mergulhamos nessa linda cultura e trouxemos um pouquinho para perto da gente. Foi lindo de viver!



Sobre os dois livros que foram utilizados durante o projeto:




Livro: Árvores do Brasil
Escritor: Lalau
Ilustradora: Laurabeatriz
Editora: Peirópolis



Livro: Noite do Sertão
Escritora e Ilustradora: Cynthia Cruttenden
Editora: Cosac Naify







Um comentário:

  1. Fui criado vendo as apresentações de mamulengos nas feiras do sertão pernambucano, em razão dessas lembranças e paixão por essa arte, como não sou de apresentações e teatro resolvi criar e escrever uma história, "Os Mamulengos Encantados", garanto que quem gosta de mamulengos vai gostar de minha história e minhas criações para resgatar e engrandecer essa incrível arte popular.

    ResponderExcluir