28 de outubro de 2016

A MENINA TRANSPARENTE de ELISA LUCINDA.

Livro: A Menina Transparente
Autora: Elisa Lucinda
Ilustradora: Graça Lima
Editora: Galerinha Record

Na ação que estou fazendo pelo Instagram: 45 dias de livros infantis afro-brasileiros, postei um livro que amo e já trabalhei algumas vezes em sala de aula, então me deu uma baita vontade de compartilhar com vocês as atividades feitas, só que procurando daqui e dali fotos descobri que não tenho todas as fotos de atividades – é recente o ato de fazer registros das atividades desenvolvidas em sala de aula... mas algumas poucas imagens da tuma do ano passado tenho, foi maternal com criança de 3-4 anos.


A Menina Transparente é um livro que dá vontade de ler para todo mundo, porque toda vez que compartilho só vejo olhares atentos e curiosos e um monte de gente querendo ansiosamente acertar o enigma do livro. Sim, crianças e adultos de todas as idades ficam curiosos em saber do que é que a poesia fala. Elisa Lucinda foi genial em fazer esse livro, pois com maestria uniu a poesia com o brincar de adivinhar. Palmas para ela de pé (como sempre)!!!!! Outro ponto interessante do livro é a ilustração de Graça Lima que faz dos detalhes de renda que estão no cabelo da Menina Transparente ou no fundo de um cenário dão um toque delicado que faz parecer que o livro foi feito especialmente para quem está lendo... o que na realidade foi!!!!


"Alguém aqui sabe que é transparente?" Como quase sempre começo um projeto ou uma aula com pergunta, lancei essa... O que aconteceu de diferente foi a reação das crianças que pareciam nunca ter ouvido aquela palavra TRANSPARENTE, geralmente tem um monte de respostas. Toda vez que encontro olhares curiosos e sem resposta acho mais difícil a aula... gosto de partir do conhecimento deles, mas como também amo desafio embarcamos nessa e contei a história que fez surgir um montão de perguntas sobre o transparente.



Então recorri ao meu saco mágico que estava recheado de objetos transparentes, as crianças foram percebendo entre um copo de vidro e uma tampa de plástico o que era transparente... fomos experimentando o olhar para o outro através da transparência... sim, convidei os alunos a se olharem, acho isso imprescindível nas relações humanas então sempre que posso faço. Assim experimentamos o transparente, aprendemos sobre e construímos um conceito do que é o melhor de tudo:
 “Transparente e aquilo que quase não se vê, mas existe”

 
Lógico que o conceito só aconteceu depois de experimentarmos e lermos o livro lindo da Elisa Lucinda, no qual além do conceito de transparente as criança fizeram várias observações do tipo: “Como essa menina é linda!”; “Parece a S. e a P.!” Que só me fez ter a certeza que crianças representadas são crianças felizes!


Essa foi uma aula, de um dia, que para finalizar fizemos registros com desenho, é sempre bom registrar o saber compartilhado. Como disse anterirormente fiz outras atividades com turmas de Educação Infantil usando o livro, Em outro projeto que fiz com o livro foi para trabalhar os sentimentos. Falamos que poesia era fruto do sentimento. Lemos outras poesias e livros sobre sentimento durante todo projeto e fiz duas atividades: A primeira levei carinhas que representavam sentimentos e assim trabalhamos o como eles se sentiam ao longo do projeto nas rodas dialógicas. Depois associamos as cores, assim as crianças iam aprendendo as cores, aos sentimentos. Lembro-me que o amarelo era medo, então nesse dia usamos também o livro Chapeuzinho Amarelo do Chico Buarque. Assim construímos um mural que era uma paleta de cores com sentimento: o AMARELO do MEDO, o VERMELHO do AMOR (porque é a famosa cor do coração), o PRETO da CALMA (eles queriam colocar dormir, mas expliquei que não era sentimento e chegamos até a calma porque é como a gente fica –  ou pelo menos quer ficar – quando dorme) e por aí foram vários que não me lembro mais... Também observamos os ambientes coma as cores usando papel celofone nos olhos. Outra atividade legal foi pregar um plástico do alto ao chão como se fosse parede (fiz um tipo um varal bem mais alto que as crianças e usei fita crepe para fixar no chão o plástico) e conividei todos para desenharem ao mesmos tempo sobre o livro. Era interessante que um ia ntereferindo no desenho do outro porque o plástico era transparente e coloquei crianças de um lado e de outro, mas o melhor de tudo foi falar dos diferentes sentimentos e saber que podemos lidar com eles sem que virem monstros e que existem. Que são transparentes, mas existem!



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