23 de abril de 2018

Pixinguinha, o ser humano perfeito!

Cena do filme Alma Carioca. 
Caricatura feita por William Côgo

Ser humano perfeito, assim que Vinícius de Moraes definiu Pixinguinha. Por essa perfeição percebida por todos e todas, imortalizada em foram de frase por Vinícius de Moraes, que o dia do nascimento de Pixinguinha não pode deixar de ser comemorado. Devido a sua importância para música brasileira, principalmente para o chorinho, nesse mesmo dia comemora-se o Dia Nacional do Choro: o dia 23 de abril. O Dia Nacional do Choro já é comemorado desde 2001 por iniciativa do músico Hamilton de Holanda. Então, vamos viver o dia 23 com muito choro e muito Pixinguinha!

Filme Alma Carioca: Um Choro de Menino

Pixinguinha faz parte da nossa história, portanto é importante que educadores percebam sua importância para além das aulas de música. Temos várias possibilidades de trabalhar esse importante músico. Podemos trazer para o debate nos espaços educativos os contextos históricos de suas composições, as histórias dos bairros que foram cenários para suas andanças, o Catumbi fez parte de sua infância. Para os maiores podemos explorar as pesquisas pela net, ler o livro de André Diniz e Juliana Lins que fala sobre a vida desse músico, montar uma linha do tempo musical do Pixinguinha e compreender os contextos culturais e políticos em que o músico estava inserido. Porque os contextos forma muitos e diversos, foi testemunha viva na criação do samba Pelo Telefone na casa de tia Ciata e no debate sobre a autoria Pixinguinha compôs seu grande sucesso Já te digo com China, seu irmão. Outra passagem interessante de sua vida são os diálogos com Mário de Andrade para seu livro Macunaíma, no qual é referenciado como "o negrão de ogum" isso só para citar algumas passagem dos seus 75 anos de vida.
Resultado de imagem para "Pixinguinha para crianças - uma lição de Brasil"
Coleção Mestres da Música Pixinguinha
Autor: André Diniz e Julinana Lins
Editora: Moderna

Uma boa pedida para os pequenos é o cd "Pixinguinha para crianças - uma lição de Brasil" da Multiletra. Agora, caso não haja possibilidades para de trabalhar com esses recursos vire uma contadora de história e apresente a vida desse grande homem para as crianças. Sempre faço isso quando não encontro livros que conte a história da personalidade que quero apresentar. Estude e pesquise sobre a vida do Pixinguinha, reúna algumas fotos e monte a história... as crianças amam. Vale construir livros ou cartazes. Um pontapé inicial para saber mais sobre a vida dele é nessa página: Pixinguinha - O Mestre do Catumbi, é um bom resumo para pesquisas iniciais, é só clicar no link (nesse e em todos os outros ao longo do texto).

Pixinguinha para Crianças - Uma Lição de Brasil
Gravadora: Muliletra Editora

Outra possibilidade e que sempre faz sucesso em minhas aulas é contar as histórias das músicas e com Pixinguinha isso abre um universo de histórias para que as crianças se divirtam, nas composições de Pixinguinha temos as músicas instrumentais e as com letras... ou seja, cabe um monte de histórias. Basta pesquisar o que inspirou o músico e compartilhar com as crianças nesse sopro musical de vida e vivências que Pixinguinha nos presenteou e se divertir. Porque Pixinguinha se divertia fazendo música e aprender tem e deve ser divertido!

Grupo: BeBossa Kids
Música: Samba na Areia 
De: Pixinguinha e C Barbosa

Findo com um pouquinho da minha filhota cantando sua música preferida. Apresentar Pixinguinha para ela e para todas as crianças que trabalhei e trabalho ocorreu após a dica de um músico e professor que admiro (arrisco a dizer que é um dos melhores professores de música que cruzei em minha vida, e olhe que já encontrei com vários professores maravilhosos). Thiago Pires me dizia que Pixinguinha era fácil e gostoso para criança... eu achava difícil, mas ainda bem que acreditei no Thiago! Minha filha e as crianças da Educação Infantil me provaram ao contrário. Divirtam-se e não esqueçam de seguir o blog para ficar por dentro das novidades e resenhas de livros infanto-juvenis. Até mais! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário