14 de setembro de 2016

MÚSICA, um livro para falar de música.

Livro: Música
Escritora: Núria Roca
Ilustradora: Rosa M. Curto

Raramente encontro literaturas para trabalhar música com as crianças. Tem até livros que trazem a história de uma determinada música, outros que falam de um ritmo ou de algum instrumento musical, mas livros infantis falando sobre o que é música sempre tive dificuldades para encontrar. Por isso, quando avistei esse na mão do meu cunhado que é músico e professor de música não hesitei em compartilhar com vocês. O livro Música foi distribuído para escolas públicas através do programa do governo Federal PNLD/FNDE, portanto pode ser que sua escola tenha no acervo ou uma escola pública próxima de você.
O livro é bem didático e acaba sendo interessante por alguns motivos como ser escrito em caixa alta, o que é excelente para crianças que estão se alfabetizando.


Outro aspecto que me chamou atenção é que o livro é dividido em capítulos temáticos o que facilita a compreensão sobre o universo da música, tanto pelas crianças quanto para um adulto que não domine a temática. Pensando na minha área de atuação, educação infantil, na qual temos que dar aula de tudo, inclusive trazer o universo da música para os espaços educativos, o livro abre um leque de possibilidades para trabalhar música para além das rodinhas e apresentação de instrumento musical.


Na prosposta de apresentar o universo da música para todas as pessoas, o livro escrito por Núria Roca e ilustrado pela Rosa Maria Curto, vai apresentando o que é som, ruído, a importância de ouvir e o silêncio. Tudo bem explicadinho e sempre dialogando com quem está lendo. Esse é outro ponto positivo do livro que a todo momento convida a pessoa que está lendo a experimentar sensações que envolvam ritmo, som e pausa. Em uma página a criança leitora é chamada para inventar um ritmo com seu próprio corpo.


Falando em corpo a autora lança convite para as crianças dançarem - amo colocar as crianças para mexerem o corpo. “A dança e a música são irmãs gêmeas”, afirma a escritora reconhecendo a dança como uma forma de expressar a música, bem como reconhece a nossa voz como um instrumento musical. O livro é todo assim, com muitas informações necessárias para compreendermos esse universo da música. Bom para professorxs de músicas que buscam recursos e nem sempre encontram e excelente para nós, professorxs de educação infantil, ampliarmos nossas possibilidades de ações para aproximar as crianças da linguagem musical.



Um comentário: