23 de setembro de 2016

ALICE de Lenice Gomes e Nina Anderson

Livro: Alice 
Escritora: Lenice Gomes
Ilustradora: Nina Anderson

O livro apresenta uma menina chamada Alice, que não é Alice do país das maravilhas, mas é uma Alice que faz maravilhas. Igualzinho a todas as Alices que você conhece, ou melhor dizendo a todas as crianças que nós conhecemos... a Alice do livro é um pouquinho de todas as crianças desse mundão: esperta, brincalhona, criativa, alegre e um pouco atrapalhada. Alice é criança que brinca e anda de bicicleta para lá e para cá com toda a liberdade que o vento no rosto oferece. 


Na história, essa menina alegre foi designada a levar um recado da sua irmã Berenice para sua prima Priscila, mas no meio do caminho muitos encontros aconteceram e assim “Alice foi indo, indo, indo” e “Berenice ficou rindo, rindo, rindo” só porque o recado se perdeu no meio de tanta liberdade.


Alice e um livro envolvente, primeiramente porque Nina Anderson coloca cor e vida nele.  As cores combinadas de uma forma que meros mortais como eu não ousariam combinar dá um toque de psicodelia ao livro. Imagine só uma bicicleta de rodas multicores e um gato com cada pata de uma cor! Muita vida a cada imagem. O livro poderia não ter uma linha escrita que as imagens já falam por ele. Só de ver a ilustração já imaginamos a Alice do jeitinho que Lenice Gomes criou. Que por sinal criou de forma primorosa, a escritora faz com que todas personagens brinquem com as palavras que até desperta vontade de findar o livro e brincar. Brincar de lenga-lenga, de trava-língua, parlendas e jogo da rima... O livro é um convite à infância! A nossa em rememorarmos e dxs pequenxs leitores em conhecerem!



Um livro para ser lido e vivido! Viva o livro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário