Dessa
vez eu não vou colocar o passo a passo da realização do trabalho.
Fiz essa opção porque as atividades que iniciaram em um dia
terminavam no dia seguinte ou até dois dias depois... Foi um
trabalho que exigiu, mais que os outros, pois retomava ao debatido a todo
momento. Porém foi um dos trabalhos com artista plástico que mais senti
efeito quando as crianças convidavam os responsáveis a olharem a exposição.
As explicações dadas aos adultos eram ótimas. Pois bem vamos falar
do que interessa.
Livro: Volpi Livro: Volpi
Coleção: Crianças Famosas Coleção: Mestres da Arte do Brasil
Escritora: Nereida S. Santa Rosa Escritora: Nereide Schilaro Santa Rosa
Ilustração: Angelo Bonito Editora: Moderna
Editora: Callis
Inciamos
a semana, apresentando o artista para as crianças. Primeiramente foi
feita a contação da história da vida do artista quando era
pequeno e depois da leitura e debates foi apresentado um monte de
obras do Volpi para as crianças. Elas manusearam as pinturas e
perceberam as cores e formas que foi usada para pintar seus quadros.
Depois escolhemos um canto da sala para expor os quadro do artista
que estaria com a gente durante a semana.
Uma
atividade realizada foi um grande painel de bandeiras, como já
havíamos trabalhado formas geométricas e os alunos já estavam bem
conectados com as pontas dos triângulos, ângulos como eles aprenderam,
também retomamos a forma geométrica, pois as bandeiras são dois triângulos
de cabeça para baixo, como uma criança observou. Para fazer o grande painel usamos diferentes
técnicas. Fizemos bandeiras com bolinhas de crepom trabalhamos a
psicomotricidade, fizemos com retalhos de tecido, giz de cera ralado,
papel picado e ponta de lápis, o que nos permitiu trabalhar as
diferentes texturas.
Outra
criação que fizemos foi ampliar a obra de arte do Volpi Fachada
Festiva,
a ideia de fazer a obra sair do quadro foi para que os alunos
pudessem interagir e viver a obra na integra, além de trabalharmos
os conceitos de grande, pequeno, maior e menor. Então fizemos uma
grande Fachada
Festiva.
Para essa atividade falamos das casas e como elas eram retratadas
pelo pintor. Vimos diferentes moradias e observamos as variadas
fachadas e como são compostas. Em seguida falamos do ofício do
pintor de casas, que é tão belo e importante quanto do pintor de
quadros e convidamos os alunos a pintarem paredes da fachada que
faríamos. Usamos rolinhos para fazer, assim fizemos um apanhado das
diferentes ferramentas de trabalho utilizados pelos dois ofícios.
Depois de montada a obra ficou na sala para as crianças interagirem
com a realização delas. Como as portas abriam e fechavam eles
podiam entrar e sair do quadro a hora que desejassem. Assim foi uma
bagunça diferente, bem gostosa e cheia de alegria. Eles se sentiram
dentro do quadro.
Também
fizemos livres criações com a bandeirinhas de várias cores e
tamanhos. Os alunos pintaram a folha de ofício da cor escolhida e
depois foram colocando as bandeiras que desejaram. Como esse trabalho
foi individual pude ter um retorno de tudo que foi mostrado: cores,
formas geométricas, tamanhos e um pouco da vida do artista.
Acredito
que essa é uma forma gostosa de aprender na Educação Infantil, o
brincar com as diferentes expressões artísticas fazem com que as
crianças ampliem seu capital cultural, desenvolvam a linguagem, a
psicomotricidade e o pensamento matemático. Tudo isso de forma
prazerosa, porque o aprendizado que fica é aquele que é feito com
alegria.
Parabéns pelo trabalho.
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