9 de janeiro de 2015

PALHAÇO BENJAMIM: O CIRCO CHEGOU NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Saiba mais:

Circo é um ótimo tema para trabalhar corpo, matemática e etnia, sim etnia e por que não? Para unir isso tudo foi utilizado como ponto de partida o Palhaço Benjamim de Oliveira, o primeiro palhaço negro do Brasil e considerado um dos melhores. Partindo dessas duas informações iniciarmos a semana sondando quais palhaço as crianças conheciam e se já foram ao circo. Percebemos que a maioria não conhecia um circo de perto, mas que muitas conheciam palhaços. Entre patatis e patatas que surgiram aguçamos a curiosidade de conhecer um palhaço novo e muito, mas muito engraçado e importante. A medida que era apresentada uma imagem do Palhaço Benjamim de Oliveira contávamos-lhes sua história. As crianças ouviram atentas enquanto visualizavam as imagens em preto e branco da “nova” personalidade. Após observar as imagens e um livro sobre o palhaço (O Elogio da Bobagem)  convidamos os alunos para fazer um circo grande, então enfeitamos ele com as cores azuis e vermelhas. Fizemos bolinhas de papel crepom, assim trabalhamos as cores sugeridas e ainda por cima desenvolvemos a coordenação motora fina. Findamos o nosso circo e colocamos nele nosso Palhaço Benjamim de Oliveira.


Após, apresentamos alguns vídeos de circo para os alunos e pedimos para que observassem como trabalhavam com o corpo. Lógico que crianças, que tinham entre três e quatro anos, só queriam saber de rir, e rir muito. Findamos a maratona de vídeos e convidamos todos para mexer o corpo também. Colocamos muitos colchonetes no chão e fizemos tudo que os circenses fizeram no vídeo: cambalhotas, pular, rolar, rastejar e se alongar... foi um dia que usamos muito o corpo, trabalhando a coordenação motora ampla, lateralidade e noção espacial e corporal. Para a realização das atividades utilizamos como fundo o cd "Circense" do Egberto Gismonti.




No dia seguinte, recordamos o trabalhado e para rirmos um pouco selecionei duas cenas do filme “O Palhaço” do Selton Mello, depois fizemos a leitura do livro fotografia do filme. Em seguida convidamos os alunos para construírem o rosto do palhaço Benjamim de origami. A dobradura teve intervenção individual devido a dificuldades de dobrar corretamente, mas a construção do rosto e dos enfeites do palhaço ficou por conta da criatividade de cada um.


No quarto dia, após assistirmos um vídeo que falava da vida do palhaço Benjamim, exploramos a matemática. Convidando os alunos para montar o palhaço Benjamim utilizando formas geométricas. Apresentamos para os alunos o quadrado e relembramos o círculo, vimos suas diferenças. Outros pontos que exploramos nessa atividade foram as cores marrom, vermelho e amarelo e percebemos o corpo e suas partes.

 

Para findar a semana de muita palhaçada mostramos o desenho do Charlie Chaplin e percebemos várias cenas de palhaços. Depois convidamos os alunos para, na rodinha, fazerem suas palhaçadas. Alguns tímidos não quiseram, outros mais soltos fizeram todos rirem e para fechar a semana palhacística fizemos um circo com técnica de estêncio e pincel batedor e para trabalhar o conceito de dentro e fora e colocarmos o palhaço Benjamim no local que lhe é de direito: dentro do circo!


Foi uma semana que deixou marcas, primeiramente porque trouxemos uma personalidade negra que desperta nas crianças a belezura do riso e segundo porque vimos um aluno se descobrir palhaço. Mesmo tudo isso ter ocorrido no início do ano quando, no fim do ano, essa criança foi questionada do que seria quando crescer, sem pestanejar respondeu: PALHAÇO!!!!






Nenhum comentário:

Postar um comentário