15 de janeiro de 2015

LITERATURA AFRO-BRASILEIRA, NOVAS DICAS PARA INICIAR O ANO.

Quem acompanha o "Encontros Confabulantes" sabe que vira, mexe e remexe posto dicas de literatura afro-brasileira. À medida que vou adquirindo literaturas compartilho com vocês e essa leva de livros que posto não têm nada de novos, eles foram lançados entre os anos de 2009 e 2011, mas três eu não conhecia e os outros dois estavam na minha lista de desejo. Então aqui estão!!!! Espero que o seu encontro com essas dicas desperte desejos e mais desejos... um bom encontro.
Ah!!!! Não deixe de postar suas impressões para que o compartilhar seja dialógico.

Livro: O Menino Que Comia Lagartos
Texto e Ilustração: Mercè Lopez
Editora: SM

O livro é uma boa ferramenta para quem deseja sensibilizar as crianças do quão é importante o encontro com nossa ancestralidade. Ele é todo recheado de encontros, desde o início, quando Tikorô encontra um lagarto sem cor choramingando no mercado de sua cidade até o final quando ajuda o animal a encontrar sua cor. Ao investigar o porquê dele estar branco descobre que sua cor sumia na medida que suas lembranças iam desaparecendo. O menino, grande caçador de lagartos, sensível a dor do animal, abre mão de sua fama e sai em busca do que há de mais precioso para um ser: sua história, suas memórias. Na busca da cor e entre tantos encontros que levaram Tikorô e o lagarto a se perceberem através da ancestralidade, o menino se encontra e o leitor também. 
Vale ler porque é um convite para conhecer sobre as pessoas responsáveis pelo vivedouro das tradições do povo africano, abrindo um leque de discussão para crianças de diferentes idades. Outro ponto que vale o encontro com essa literatura é, principalmente, porque todo mundo deve ter a oportunidade de encontrar-se com outras culturas, especialmente quando esta cultura é nossa também.

Livro: The Goggle-Eyed Goats
Escritor: Stephen Davies
Ilustração: Christopher Corr
Editora: Andersen Press

O livro é todo em inglês e pouco importa para os que ainda não tem afinidade com a língua, pois suas ilustrações, que de tão vivas têm sabor, cumprem papel fundamental no conto que é curto e de fácil entendimento. As Cabras de Olhos Arregalados, em sua livre tradução, conta a história de um homem, casado com três mulheres, com sete filhos e alguns animais, entre eles cinco cabras que causavam dores de cabeça por comerem tudo que viam pela frente... bem se eu contar mais estraga a história que é atraente e engraçada, rica em detalhes e - puxando para o meu olhar de educadora - dá caldo para trabalhar matemática. Tenho certeza que em qualquer mãos que esse livro, que tem sua narrativa passada em um vilarejo de Timbuktu, vai aguçar curiosidades científicas, encantar e arrancar boas risadas.

Livro: Meu Nome é Pomme
Escritora: Kristien Dieltiens
Ilustração: Stefanie De Graef
Editora: SM

Você sabe como o mundo começou? Pomme sabe, foi quando ela nasceu! Esse foi o desafio do livro: contar de forma poética o caminho do início do mundo para essa menina que é fruto de um encontro que tem sabor de maçã verde e o brilho das estrelas. Além da bela história tem um detalhe que não pode passar despercebido: as estampas. Elas são belas, dão texturas às ilustrações e o melhor de tudo é que, para os educadores, é um belo gancho para trazer a lei 10.639 articulando diferentes disciplinas. Para os pais, tios, mães, amigos que só desejam ler para os pequenos vale pela bela história que conta detalhes do antes, durante e depois do nascimento de uma criança com uma sensibilidade única e, dentro da atmosfera de sensações que a leitura oferece, porque não apresentar para esses pequenos qual a estampa e o sabor que marcou a sua vida. 

Livro: A rainha da Bateria
Escritor: Martinho da Vila
Ilustração: Marcelo d'Salete
Editora: Lazuli Editora

Um livro que dá samba!!! Não poderia ser diferente quando o Martinho da Vila está por perto, devagar e bem devagarinho ele conta um pouco do cotidiano de uma escola de samba, sua importância para comunidade, como é feito a escolha da rainha da bateria, sobre história, sobre música e principalmente sobre o desejo de uma menina. O desejo que a menina tem de sambar e estar mais perto da música, e porque não de seu pai que amava música e ensinou a menina Maria Luisa a amar também. Outra questão importante de debater é o preconceito com o samba que no livro é personificado na mãe de Maria Luisa. Um ótimo livro para se ter por perto e para ensinar as crianças a apreciarem o samba, principalmente porque foi inspirado na música do Paulo Brazão "Deixa Maria Sambar". 


Livro: A Menina Transparente
Escritora: Elisa Lucinda
Ilustração: Graça Lima
Editora: Galerinha Record

 "Nasço dentro da pessoa,
E faço ela olhar diferente
Pra tudo que todos olham,
Mas não notam."

É essa menina que a Elisa Lucinda se propõe a apresentar para você, uma menina que resgata a sensibilidade de cada um de nós e que em algum momento você vai se encontrar com ela... E assim, entre versos e adivinhações a autora faz com que os grandões e pequeninos queiram descobrir quem é essa menina leve, bela e envolvente que ela encontrou... a dica fica nos primeiros verso. Divirta-se .

Nenhum comentário:

Postar um comentário