26 de dezembro de 2016

PÉ DE PALAVRA

Livro: Pé de Palavra
Escritora: Laura Castro
Ilustradora: Elena Landinez
Editora: Independente


O que acontece quando duas artistas de peso se encontram? Um excepcional livro infantil!!!! Assim é Pé de Palavra da artista Elena Landinez e da poeta e artista Laura Castro. Ambas soteropolitanas! Laura de nascimento e Elena de coração, pois nasceu na Colômbia e escolheu Salvador para viver. O livro é produção independente e leva o selo da Sociedade da Prensa e da Edtóra, ambos projetos que a poeta Laura Castro faz parte realizando várias ações maravilhosas. Vale a pena acompanhar!!!



Sou fã do gênero poesia e sempre procuro livros infantis para dividir com as crianças que troco experiências e saberes. Quando encontrei esse livro logo fiquei encantada com tamanha beleza e sensibilidade da dupla de artistas. Ele tem a magia do universo infantil com a boniteza da poesia. Traz para o lúdico a tradução do que é fazer poesia e desperta nas crianças pequenas a delícia de imaginar um pé de poesia, com poesia brotando para todos os lados. 

Confesso que já me imaginei criando uma árvore de poesia para uma turma futura, cada folha um poema! Já para as crianças maiores o livro desmistifica o inalcançável ser poeta, porque vai explicando a leveza do ser:


Para todas as pessoas grandes que mergulharem nessa leitura, os chamados adultos, vem a dica de como fazer crescer essa sementinha da poesia. Seja como leitor, seja como poeta, seja como ilustrador, seja como observador do mundo poesia:


No fim do livro, quando a gente acha que a história acabou ainda encontramos diversão, pois o apresentar das artistas é bem gostoso e de grande identificação com o universo infantil. Elena Landinez gosta de colecionar pedras, flores, clips da rua, entre outras coisas... Laura Castro é escritora de bloquinhos... logo minha pequena gritou: “Mamãe igual a gente!”, pois a Tarsila coleciona pedras, folhas e adora um bloquinho.


Pé de Palavra é assim, gostoso do início ao fim, pois carrega consigo um pouco da ingenuidade infantil!



4 de dezembro de 2016

UMA MULHER DE ZUZUZU... Zuzu Angel na Educação Infantil




Sabe quando você vê possibilidades de trabalhar uma determinada personalidade com as crianças, mas ela tem uma história tão difícil que você quase desiste... pois é, com Zuzu Angel foi assim, mas o quase não faz parte da minha ação então se fico na dúvida corro atrás para colocar em prática e assim foi. 
Começamos apresentando a história de uma mulher que morava em Minas Gerais e após se mudar para o Rio de Janeiro começou fazendo roupa para a alta sociedade carioca até se transformar na grande estilista Zuzu Angel (só um breve resumo para saber mais você pode começar pesquisando no Instituto Zuzu Angel). Outra questão de grande importância na vida da estilista foi a morte do filho Stuart Angel pela ditadura militar. Lógico que essa parte apresentei de forma suave para as crianças do Maternal, dizendo-lhes que a mãe e o filho tiveram um desencontro na vida. Falamos de diferentes e possíveis desencontros e da história de Zuzu em buscar seu filho e através da sua arte, em nenhum momento foi falado de morte e tortura, pois eram pequenos e a ideia foi apresentar a história de uma personalidade feminina. Outra questão foi mostrar como a moda é um elemento importante para contar uma história, um elemento do cotidiano e que tem muito a dizer. Assim as crianças foram conhecendo Zuzu Angel! Como não temos livro infantil sobre a estilista fizemos uma biografia mural que nos acompanhou em todo o projeto, igual com a Mercedes Baptista.

 



Após conhecermos a história de Zuzu Angel e descobrirmos o que é estilista brincamos de ser estilistas. Já havia cortado alguns vestidos nos moldes das roupas dos anjos que são simbolos da marca da Zuzu Angel e foi oferecido para as crianças diferentes materiais com o intuito de que customizassem os vestidos. Alguns materias que Zuzu Angel usava como pedras, madeiras, rendas eram para referenciar os elementos da cultura brasileira... Falamos um pouco sobre a brasilidade na moda da Zuzu. Como eram tecidos diferentes fizemos um sorteio de quem escolheria primeiro, assim trabalhamos a escrita do nome das crianças, pois tinham que reconhecer a escrita do nome sorteado. Em seguida as crianças se deliciaram e aprimoraram a psicomotricidade exercitando o movimento pinça e enfeitando o vestido.



Outra coisa que fizemos foi assistir desfiles de moda, diversos desfiles e principalmente o desfile da Zuzu Angel. Conhecemos melhor o símbolo dos anjos dela e descobrimos que ele representava o filho que ela desencontrou na vida.


Também experimentamos tecidos e várias texturas, observamos estampas e brincamos com os diferentes tecidos que serviu para compor, depois que cada um escolheu a sua estampa, a camisa que eles produziriam. Para fazer a camisa usamos um estêncil do anjo e pincel batedor para trabalhar força com as crianças e as crianças tiveram o desafio de pintar no limite do desenho.

 

 

Após as blusas secarem as crianças foram convidadas à aplicarem os corações nas estampas escolhidas por eles. Também completaram o rosto dos anjos e pintaram as asas porque eles acharam que iam ficar mais bonitos... e se eles sugeriram foi acatado! Lógico!


Também montamos os nossos cartazes. Logo em seguida das crianças finalizarem o primeiro trabalho que era do vestido customizado. Elas colocaram braços, pernas e o rosto no anjo (que era a fotografia de cada criança). Tudo isso pode parecer um trabalho bobo, mas as crianças tinham apenas 3 anos e psicomotricidade e consciência corporal estão em desenvolvimento.


Também costuramos, foi improvisado um agulha de palito de churrasco e linha de lã, muita concentração, coordenação motora e atenção sendo aprimoradas. Desfilamos com nossas produções, ficaram lindas as camisas! Nossas costuras viraram mural e as crianças amaram produzir e conhecer um pouco dessa mulher criativa e forte que levou nossa história para o mundo.