18 de agosto de 2016

O BALÃO VERMELHO

Filme: O Balão Vermelho
Diretor: Albert Lamorisse
Ano: 1956
País: França

Le Ballon Rouge, em português O Balão Vermelho, está fazendo 60 anos e é magnífico! Pelo menos para mim, que desde a primeira vez que assisti o curta metragem me senti tocada, uma lágrima escorreu pelo meu rosto e um sorriso leve se abriu em meus lábios. Uma obra recheada de emoção e beleza é o curta dirigido por Albert Lamorisse que ganhou o óscar de melhor roteiro original em 1957 (vale ressaltar que não é muito comum um curta metragem ganhar prêmio fora da sua categoria).



O cineasta francês convidou seu filho Pascoal Lamorisse para viver o menino que cria um laço com um balão vermelho encontrado na rua. Surge ali uma relação de amizade e cumplicidade regada de diversão e brincadeira do menino junto com seu novo companheiro. A cor do balão se destaca na cinza cidade, chamando atenção de todos e todas, inclusive de um grupo grande de meninos adolescentes, resultando no triste e dicotômicamente alegre e mágico desfecho do curta que tem 34 minutos de grande intensidade e é marcado pela maravilhosa trilha sonora de MauriceLe Roux.
Muita beleza em poucos minutos que pode ser levada para todas as idades. As crianças se impressionam com as cores dos balões que se destacam nas acrômicas cenas, envolvem-se com a ingenuidade da relação entre o menino e o balão e se surpreendem com o final mágico que o cinema tem a capacidade nos proporcionar com maestria.



Aos professores, professoras e responsáveis pelas crianças há várias possibilidades de problematizar o filme: dá para falar do bullying e também é possível falar de maus tratos aos animais (sim, o balão é como se fosse um animal de estimação). Cabe fazer comparação entre os dias atuais e os da filmagem (anos 50 na França), desde como eram as ruas, vestes, meios de transportes até as escolas. Dá para reescrever parte do curta ou até mesmo imaginar outro objeto ou animal em situação rua no lugar do balão... mas o filme já cumpre o papel só por ser assistido, porque O Balão Vermelho é o tipo de arte que lê nossa alma traduzindo nossos sentimentos.
Compartilho o curta completo legendado em inglês e outro reduzido (com 15 minutos) legendado em português. Deliciem-se e não esqueça de compartilhar conosco o quanto o filme sensibilizou você. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário