29 de maio de 2016

LIVRE CIRCUITO TÁTIL

Primeiramente gostaria de dizer que essa atividade foi desenvolvida com o Berçário, em um grupo que tem entre 1 ano e 1 ano e meio, na segunda semana de aula. Ou seja, adaptação ainda, portanto foi uma ótima atividade para interação entre as crianças e as educadoras, pois tudo passava pelo tocar, pelo sentir e o toque aproxima. Enfatizo isso porque geralmente posto atividades para maternal, mas considero a atividade pertinente para outras faixas etárias e para outros momentos sem ser adaptação, desde que tenha abordagens e contextualizações adequadas.


A atividade proporcionou um ambiente diferente para as crianças que ao entrarem na sala de aula se deparassem com um espaço totalmente modificado e um convite ao tocar e trocar com seus pares, tocar e sentir os diferentes objetos, brincar e principalmente explorar e experimentar o seu corpo e o lugar.




  
O espaço foi organizado com dois varais, no primeiro foi pendurado várias tiras de tecidos diferentes em texturas e cores. Assim as crianças poderiam tocar, passar, esconder-se. No outro varal, na outra extremidade, foi pendurado plásticos lisos e coloridos, plástico bolha e celofane colorido.



Pelo chão também forramos um plástico bolha, espalhamos bexigas de festa (essas recheamos com arroz, feijão, ervilha e farinha), algodão, uma vasilha com esponjas, escovas de diferentes tamanhos, madeiras, lixas e tecidos.





Outra coisa que produzimos foi um tapete de textura em que utilizamos lã, esponja, algodão, tecido, palha, plástico amassado e papel ondulado. Confeccionamos um bambolê com fitas de cetim coloridas e nas suas pontas chaves para fazer barulho e tocar.




A interação ocorreu de forma intensa, pois as crianças exploraram todos os espaços construídos.  Observamos que houve trocas entre as crianças, até a criança mais tímida, foi levada a compartilhar experiências com outras crianças. Foi belo vê-las trocando experiências, mesmo sem a oralidade desenvolvida a comunicação ocorreu de diferentes e gostosas formas. Assim aprimoramos a percepção visual, sensibilizados pelo tato e despertando os pequenos e as pequenas para a arte, além de aguçar a imaginação e criatividade. Tudo com uma linda trilha sonora: Yamandu Costa e Dominguinhos. Corra e monte o seu percurso sensorial, só não esqueça de comentar e compartilhar suas experiências com a gente. Todo conhecimento deve ser compartilhado.

 


 
  



   

Nenhum comentário:

Postar um comentário