2 de outubro de 2015

TITÃS PARA CRIANÇA SIM SENHOR!!!!

Livro: Família
Escritores: Arnaldo Antunes e Tony Bellotto
Ilustrador: Loro Verz
Editora: Salamandra

O livro acaba sendo uma jogada de mestre por transformar a canção dos Titãs em livro, primeiramente porque abre as portas para apresentar um dos discos mais importantes do rock brasileiro para os pequenos: o Cabeça Dinossauro. Segundo porque estamos em tempos de debates calorosos sobre família, portanto uma forma interessante de abordar o assunto com as crianças é unir literatura e música para trazer ao debate a diversidade dos formatos de famílias existentes. Principalmente porque dá para dialogar com a rotina de qualquer família... logicamente que toda família, em algum momento da vida, seja da forma que for, almoça junto. 

O que é faz de uma família famíla?

O livro também é permitido para os maiores e dá até para aprofundar a crítica um pouco mais e falar da instituição família e de todas as outras instituições apresentadas no disco como a polícia e a igreja por exemplo. Vale lembrar que o Cabeça Dinossauro foi lançado em 1986, momento de redemocratizaçãoda sociedade brasileira. Para quem quiser conhecer um pouco mais sobre o tão marcante álbum dos Titãs indico o artigo de  Silvia Horwat de Morais Caetano que é bem interessante e para os educadores ajudará na hora de planejar a aula.


Voltanto ao livro, eu não poderia deixar de falar das ilustrações belíssimas do artista pástico Loro Verz que faz a música se tornar “leve e engraçada”, como ele mesmo diz que vê o mundo. Suas ilustrações torna o livro divertido e nos faz rir do que há de comum em todas as famílias: rotina, medos, coragens e conflitos!






Nenhum comentário:

Postar um comentário