5 de setembro de 2015

POEMA PIAL E A LIBERDADE DE FERNANDO PESSOA PARA OS PEQUENOS.

Livro: Poema Pial
De: Fernando Pessoa
Organização: Maria Viana
Ilustração: Rosinha
Editora: Larousse Júnior

Tão pequenos e já conhecem Fernando Pessoa? Lógico que sim!!!! Sou o tipo de adulto que acho que a criança tem sensibilidade para dialogar com todas as artes, não acredito que exista arte para adulto e arte para criança, sendo assim defendo sempre ampliar o repertório dos pequenos... então vamos apresentar para eles o universo do poeta português Fernando Pessoa. Por que não?
Bem, para quem tem dúvidas de como, a dica que segue é do livro que traz o Poema Pial, um poema que parece não ter pé e nem cabeça... mas é isso mesmo que as poesias nonsense quer despertar no leitor: risos e surpreender. Tudo isso com um jogo de palavras que parece dizer nada, mas que, paradoxalmente, diz muito na construção poética. Ainda mais quando se diz para uma criança que tem a liberdade para navegar nesse surrealismo que muitas vezes nós adultos perdemos.
Outro ponto alto do livro é que resgata a história do poema através da belíssima ilustração, inspiradas em azulejos, que mostra uma viagem de trem, porque foi assim que nasceu o Poema Pial. Ah!!! Tenho a obrigação de dizer que tem instruções do próprio Fernando Pessoa  que vale seguir passo a passo ao ler esse instigante poema: “ Este poema deve ser lido de noite e num quarto sem luz... Não é preciso agitar antes de usar.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário