Essa
aula surgiu da dificuldade em que as pessoas tinham em falar FAVELA para se referir ao local que trabalhavam e moravam. Então resolvemos conhecer um pouco sobre essa história. Assim trabalhamos identidade, moradia e comunidade mergulhando no universo das crianças. Nossos alunos residem em uma favela da zona norte carioca e nada mais
interessante do que deixar o cotidiano deles entrarem para sala de
aula.
Iniciamos
convidando as crianças para saírem da creche. Do lado de
fora foi contada a história do livro Esta é minha casa de Ana Maria Machado. Após leitura do livro e um debate curto,
porque eles estavam preocupados em olhar o que tinha do lado de fora,
partimos para dar uma espiada panorâmica e um passeio pelas proximidades da creche. Vimos tudo o que eles quiseram mostrar e quando
voltamos para sala de aula mostramos fotografias e pinturas de diferentes favelas para todos. Assim eles puderam observar outras favelas, e perceber diferenças e semelhanças entre elas. Também foram sensibilizados olhares
para formas geométricas que encontravam nas artes, antes mesmo de
apresentá-las.
Em seguida as crianças foram questionadas o que eles achavam que era favela. Alguns se entre olharam e não responderam, outros diziam que era o morro. Enfim, contamos a eles a história do nome FAVELA de forma dramatizada e com imagens. A curiosidade após a descoberta da árvore Favela foi maravilhosa. Como a medida que a história surgia a sala ficava recheada de imagens, principalmente da árvore, eles puderam observar as folhas, troncos e frutos dela. Depois de muito observar os pequenos foram convidados a tocar na terra, plantar e depois construir uma árvore de Favela.
Também trouxemos o universo das casas, durante o passeio e nas obras de arte apresentadas eles foram convidados a observarem as casas, muitos mostraram as casas que moravam e fizemos diferentes técnicas para construirmos nossas casas, com muitos vizinhos e trabalhamos muita matemática nesses dias.
Após a árvore e casas prontas, voltamos ao diálogo de que assim surgiu o nome do local que eles moravam, de uma linda árvore e aos pés da nossa Favela montamos uma favela bem parecida com a favela que eles moram.
O diverdito nisso tudo e essencial é ver as crianças ampliando a visão de mundo de forma dialógica e positivada na construção a suas identidades. Lindo, lindo eles levando para fora da sala de aula os conhecimentos deles, explicando o mural e "ensinando" aos seus responsáveis terem orgulho do nome favela.
Tudo isso dialogando com várias áreas de conhecimentos, sem que eles notassem conheceram formas geométricas, partes das plantas, letramento, artes.
Após a árvore e casas prontas, voltamos ao diálogo de que assim surgiu o nome do local que eles moravam, de uma linda árvore e aos pés da nossa Favela montamos uma favela bem parecida com a favela que eles moram.
O diverdito nisso tudo e essencial é ver as crianças ampliando a visão de mundo de forma dialógica e positivada na construção a suas identidades. Lindo, lindo eles levando para fora da sala de aula os conhecimentos deles, explicando o mural e "ensinando" aos seus responsáveis terem orgulho do nome favela.
Tudo isso dialogando com várias áreas de conhecimentos, sem que eles notassem conheceram formas geométricas, partes das plantas, letramento, artes.
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