3 de outubro de 2016

Cecília Meireles - Os pescadores e as suas filhas


Livro: Os pescadores e as suas filhas
Escritora: Cecília Meireles
Ilustradora: Cris Eich
Editora: Global

“Os pescadores e as suas filhas” é um poema de Cecília Meireles que foi publicado pela primeira vez no livro “Ou isto ou aquilo” no ano de 1964 junto com outros poemas feitos para o público infantil. O poema criou vida própria e virou livro! Talvez seja pelo ritmo e melodia da poesia que faz com que deixe sua marca entre os mais de cinquentas poemas que foram publicados no livro original.



Sim, o livro “Os pescadores e as suas filhas” tem uma cadência singular que com as ilustrações de Cris Eich só se consolidaram. É magnífico ver as aquarelas da artista plástica tomando forma. As expressões dos rostos das filhas e o balanço do mar nos remete a toda esfera afetiva que o poema fala. A cada página a ilustradora brinca com seus desenhos que fazem a gente ter vontade de dançar, cantar, brincar... Cris deu ao poema mais vida do que ele já tinha.



O livro também é ideal para crianças que estão começando a ler, pois é todo em caixa alta e com poucas frases em cada página. Além de ser uma ótima oportunidade para apresentar a poeta para as crianças (sim, poeta e não poetisa, porque foi assim que Cecília Meireles se designou) e mostrar como se pinta com aquarela, já que foi a técnica utilizada pela ilustradora. Uma coisa que sempre faço ao apresentar o livro, inspiradas na disposição das frases que lembram o balanço do mar, é inserir duas músicas no meio da contação de história. Ontem mesmo, quando lia o livro para minha filha cantarolei A Canoa Virou e Suíte de Pescador de Dorival Caymmi. Acredito nas diversas formas de contar/cantar história desde que toque a alma de quem escuta e de quem lê.
Boa história!


Nenhum comentário:

Postar um comentário